quarta-feira, 20 de julho de 2011

Frutas e a Ciência Nutracêutica




Eu começo o "post" de hoje com uma pergunta: Quem nunca ouviu, quando está com aquela gripe , a frase: Tome Vitamina C!!!? Ou então quem está com o intestino preso: Coma mamão e ameixa no café da manhã...?  Ou:  se está com insônia, tome suco de maracujá!?!

Pois bem..  acho que todos nós já ouvimos essas frases várias vezes ao longo da vida e muitas vezes questionamos se essa "sabedoria popular" tem realmente fundamento. Para esclarecer essa dúvida, fomos pesquisar sobre o poder dos alimentos, as suas propriedades nutricionais e medicinais e compartilhar com vocês. Existe até uma nova ciência, denominada nutracêutica, que afirma que os alimentos funcionam como remédios. Isso porque contêm, dentre os seus vários constituintes, compostos denominados bioativos. Os nutracêuticos também são denominados alimentos funcionais. O seu grande objetivo é procurar através de pesquisa dentro dos laboratórios uma confirmação científica à "velha sabedoria popular" de que os alimentos possuem poder curativo.

Baseado nisso, o blog mostra pra vocês os "poderes nutracêuticos" de algumas frutas que consumimos no nosso dia a dia:

Em outras postagens colocaremos as propriedades de outras frutas para a leitura não ficar cansativa. São muuuuitas frutas né? Então escolhemos 5 delas: abacaxi, banana, laranja, mamão e uva.

Abacaxi: contém uma boa quantidade de vitamina C, B1 e A. Em sua polpa, encontramos água e fibras. Ajuda a dissolver coágulos sangüíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a digestão e a cicatrização de tecidos. Além disso, é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e as fraturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês.

Banana: Contendo 3 açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial e também previne as cãimbras. As bananas maduras são eficientes para evitar anemia, controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

Laranja: fruto riquíssimo em vitamina C e em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro). Ela auxilia na resistência a infecções, na cicatrização de feridas e queimaduras, além de beneficiar a gengiva. também ajuda no funcionamento do intestino por conter fibras.

Mamão: é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal. Ele é altamente digestivo, rico em vitamina C, contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, é diurético, emoliente, laxante (cura prisão de ventre crônica) e refrescante. Dizem até que o mamão é bom para a pele: esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a cútis áspera e eliminar rugas.

Uva: Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos no sangue.

Sendo assim, usem e abusem das frutas!

Bom Apetite!

Um comentário: